quarta-feira, 29 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA VISITA DOMICILIAR


A visita domiciliar aproxima a equipe técnica da ARAP da vida cotidiana dos seus usuários. Este instrumento de trabalho do assistente social, profissional que trabalha com as demandas advindas da questão social, potencializa as condições de conhecimento do dia a dia dos usuários, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária.
As visitas acontecem duas vezes por semana e tem o objetivo de mapear os problemas sociais,

individuais e coletivos. Aqueles problemas que não podem ser resolvidos pela associação são devidamente encaminhados aos órgãos competentes.
O desenvolvimento desse trabalho só é possível graças a um convênio entre a ARAP e a Petrobrás, através do projeto “De Mãos Dadas” e do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência).


"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria é uma concha vazia." Nelson Mandela.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Governo cria Conselho Penitenciário

Na última sessão ordinária do semestre, parlamentares aprovaram nove projetos do executivo, sendo que 4 deles estavam relacionados a valorização dos direitos humanos. Com as aprovações governo criará Conselho Penitenciário e também modificará gestão de recursos da Assistência Social.
A Assembléia Legislativa – AL aprovou na sessão de quarta-feira, 08, o Projeto de Lei Complementar 2/2009, que organiza o Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins. A medida é para que a Secretaria de Cidadania e Justiça entre em consonância com o Art. 69 da Constituição Estadual, que prevê a criação de órgão consultivo e fiscalizador da execução de pena.
Além de fiscalizar o Conselho deverá contribuir com a aplicação de princípios de dignidade e direitos humanos no sistema prisional. O governo acredita que a criação do Conselho tornará mais ágil os pedidos de livramento, condicional, indulto e comutação da pena, visto que é uma consulta prévia acerca do benefício que precede a decisão judicial.