segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ARAP ATENDE FAMÍLIAS EM ALIANÇA DO TOCANTINS







Com o apoio da Prefeitura de Aliança do Tocantins, Mesa Brasil de Gurupi e a força de muitos voluntários, a ARAP ofereceu um delicioso almoço para as famílias de detentos e egressos residentes em Aliança do Tocantins. Compareceram mais de 150 pessoas, que além da refeição, puderam compartilhar o testemunho de ex-detentos que tiveram suas vidas restauradas, com o apoio da associação.

domingo, 27 de setembro de 2009

Deputado Eli Borges e Secretário da Cidadania e Justiça do Tocantins visitam ARAP




Sexta-feira, dia 25 de setembro, durante o "sopão" que acontece semanalmente, a ARAP recebeu a visita do Deputado Estadual Eli Borges (PMDB) e do novo secretário de Cidadania e Justiça do estado, Carlos Alberto Dias de Morais, junto com as respectivas equipes.
Eles conheceram o trabalho da instituição, conversaram com as famílias de detentos e egressos que estavam presentes e também tomaram a sopa feita por voluntários.
O deputado doou verduras para serem distribuídas às famílias e se comprometeu a ajudar a entidade em sua logística.
O secretário se interessou pelo trabalho que a associação faz em nível estadual e quer incluir o apoio às familias de detentos em seu plano de trabalho.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tribunal de Justiça do Tocantins doa computadores para instituições filantrópicas

Com o objetivo de viabilizar recursos tecnológicos a projetos sociais e promover a inclusão digital de pessoas carentes, o Poder Judiciário entregou na tarde de quarta-feira (23/09), 120 computadores a Instituições filantrópicas do Estado do Tocantins. A entrega foi realizada pela Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Desembargadora Willamara Leila.

Os equipamentos em excelente estado de conservação e pleno funcionamento foram disponibilizados após a adequação do Judiciário às novas tecnologias, substituindo os computadores por aparelhos que atendem a necessidade dos trabalhos na Corte.
A ARAP foi contemplada com um computador completo, para auxiliar no armazenamento e processamento dos dados da instituição.

www.tjto.jus.br/exibir_noticia_novo.asp?id=1059

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Equipe da ARAP visita famílias em Gurupi e Aliança do Tocantins



No mês de agosto, a equipe da ARAP visitou familias nos municípios de Aliança do Tocantins e Gurupi. 
Na ocasião,a equipe visitou a Casa de Prisão Provisória de Gurupi e o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã. Durante essas visitas, a equipe aproveitou para adquirir endereços das respectivas famílias junto aos detentos, para posterior mapeamento da situação social em que se encontram, principalmente crianças e adolescentes.
No ato das visitas domiciliares, constatou-se que a maioria dessas famílias está em situação de extrema pobreza. Para minimizar este quadro, a equipe ofereceu orientação social e fez a concessão de cestas básicas para amenizar a carência nutricional destas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ARAP acompanha casamento de detentos



A Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins e o Cartório de Taquaralto realizaram no refeitório da Casa de Custódia de Palmas a celebração da união civil de quatro casais, sendo que os noivos estavam em regime de detenção.Foi um momento marcado pela emoção e pela esperança de se unirem definitivamente com a chegada da liberdade.
A equipe da ARAP ajudou as noivas a se prepararem e as conduziu à cerimônia, juntamente com as famílias.
Desejamos que sejam muito felizes!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ARAP incentiva leitura infantil


A leitura engrandece a alma.Voltaire


A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

André Maurois

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.Henry Thoreau

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Bill Gates
Compartilhando do mesmo pensamento de muitos sábios e empreendedores, a ARAP acredita que a leitura abre muitas portas na vida das pessoas, principalmente daquelas que estão excluídas. Incentivando o hábito da leitura das nossas crianças, podemos guiá-las a um novo futuro, que começa na imaginação.A ARAP vem, com a colaboração de voluntários, compondo sua biblioteca, especialmente dotadas de livros infantis.Colabore conosco e faça a sua doação!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lançado portal sobre Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) lançou no último dia 18, em Brasília, o Portal do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que passa a integrar e compartilhar as informações sobre implementação e acompanhamento das políticas públicas para crianças e adolescente no país.

“O objetivo do portal é reunir todas essas informações para facilitar a vida das pessoas que trabalham com o tema, e do público em geral que a cada dia mostra maior interesse pelo assunto”, enfatizou Carmen Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH.

Segundo ela, o trabalho é uma valiosa ferramenta de gestão que reúne dados sobre indicadores municipais da infância e adolescência, assim como políticas públicas nas três esferas do governo. “O Observatório contará com um banco de dados sobre boas práticas, pesquisas, publicações e documentos nacionais e internacionais que dêem maior transparência à sociedade civil sobre as ações que envolvem o tema”, explicou a subsecretária.

O Portal conta com a parceria de estados, municípios e de organizações nacionais e internacionais para manter as bases de dados atualizadas. As informações possibilitam a construção de relatórios, que reúnem dados e indicadores. Dessa forma, análises e pesquisas são estimuladas para o aperfeiçoamento das políticas públicas locais, estaduais e nacionais.

Por meio do Observatório também é estimulado o envolvimento dos adolescentes em iniciativas locais de protagonismo, o que incentiva a participação cidadã, amplia o diálogo e dissemina boas práticas. O Observatório traz, ainda, pesquisas, publicações e documentos nacionais e internacionais relacionados à população infanto-juvenil. O jornal eletrônico permite o acesso a notícias atualizadas do Governo Federal e dos parceiros.

Seminário Nacional de Controle Social

A Controladoria-Geral da União, com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil, e das entidades Amarribo, Avante e Instituto de Fiscalização e Controle, realizará em Brasília, entre os dias 25 e 27 de setembro deste ano, o I Seminário Nacional de Controle Social, com o objetivo de apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública e de debater os limites e possibilidades do exercício do controle social no Brasil. Com a realização deste Seminário, a CGU pretende contribuir para que cada cidadão, individualmente, ou reunido em conselhos ou associações civis, seja estimulado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas. O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Admin istração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos - os órgãos de controle interno e externo. Além disso, os cidadãos têm, muitas vezes, melhores condições de acompanhar a aplicação do dinheiro público, pois utilizam os serviços e conhecem de perto os eventuais problemas que acontecem no dia-a-dia. Para debater, aprofundar e disseminar conhecimentos e informações acerca do tema, o I Seminário Nacional de Controle Social trará a Brasília diversos especialistas e cidadãos que vivem o dia-a-dia do controle social no Brasil e dão a sua contribuição para que os recursos públicos sejam empregados com mais efetividade, transparência e dentro dos parâmetros legais. As palestras abordarão temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas pú blicas, além dos relatos de diversas experiências bem-sucedidas na área. Nesse sentido, gostaríamos de convidá-lo para participar do I Seminário Nacional de Controle Social. A programação completa do Seminário, além de outras informações, pode ser encontrada no sítio www..cgu.gov.br/eventos < http://www.cgu.gov.br/eventos>.
Outras dúvidas poderão ser esclarecidas através do emailspci-eventos@cgu.gov.br