segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VII Conferência Nacional de Assistência Social

A VII Conferência Nacional de Assistência Social, que começa nesta segunda-feira (30), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, será um espaço para marcar as importantes conquistas originadas nestes eventos. As conferências realizadas em 2003, 2005 e 2007 foram palco para muitos avanços na instituição da política pública socioassistencial.

A presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Márcia Pinheiro, conta, por exemplo que, “em 2003, por convocação extraordinária - uma vez que o governo havia suspendido a convocação ordinária de 2 em 2 anos - definiu-se que o sistema que concretizaria o “sistema descentralizado e participativo” previsto na Constituição Federal do Brasil e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) se materializaria no Sistema Único de Assistência (SUAS).”

Já em 2005 é aprovada pelo CNAS, por meio de debates e consulta pública, a Norma Operacional de Assistência Social (NOB), que organiza e sistematiza o SUAS. Na conferência daquele ano também é feita uma “fotografia da Assistência Social no Brasil”, base do Plano Decenal de Assistência Social. Também são estabelecidos os dez direitos que a política de assistência social. Em 2006 é aprovada a NOB de recursos humanos, que estabelece as equipes profissionais de referência para os serviços sociassistenciais.

A VI Conferência, em 2007, avaliou os dois anos de implantação do SUAS no Brasil e tratou de assegurar os compromissos e responsabilidades a serem assumidos por Municípios, Estados e União para a efetivação do SUAS. Para Márcia Pinheiro, “a VII Conferência aprofundará as bases do controle social preconizado pela Constituição Federal e pela LOAS, além de ressaltar o protagonismo dos usuários nos

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA -Celtins se une a Unicef e beneficia entidades


A Agenda Criança Amazônia é um amplo processo de mobilização social para assegurar prioridade absoluta a cada criança e adolescente nas políticas públicas da Amazônia Legal Brasileira.

A Agenda parte do princípio de que cada município da Amazônia pode fazer muito pelas crianças e pelos adolescentes. Se cada município transformar os direitos da criança numa prioridade local, certamente a região vai dar um salto importante na conquista de um presente e de um futuro mais digno e sustentável.

A partir de dezembro, o cliente da Celtins tem a opção de fazer uma doação mensal de R$2,00 junto com sua conta de luz, que será enviado integralmente para a Unicef apoiar projetos na região amazônica.

A equipe da ARAP e algumas das crianças atendidas em seus projetos esteve na celebração desta parceria.

TODOS PELAS CRIANÇAS.

domingo, 22 de novembro de 2009

ARAP oferece curso de flores artesanais





Flores feitas de papel crepon são fáceis de fazer e têm grande efeito decorativo. A artesã Heloisa Massuli dividiu seus dons artísticos na tarde de sábado com grupo de jovens interessadas na sede da ARAP. Este artesanato tem baixo custo e pode ser utilizado em diversos modelos de arranjos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ARAP OFERECE AULAS DE BALÉ






A ARAP está oferecendo duas vezes por semana aulas de balé clássico, com a professora voluntária Josely Aquino.
O ballet ensina disciplina pessoal e desenvolve o gosto e apreciação da música, desde muito pequeninos.O movimento compõe a natureza humana na sua essencialidade e, quando bem orientado, é uma ferramenta que só traz benefícios ao corpo. Cada pessoa reúne uma série de características que a direcionam a executar com mais ou menos facilidade os exercícios, que são sequências de movimentos. A dança é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o prórprio corpo em toda a sua extensão, como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade.O ballet cássico proporciona a conscientização corporal e aprimora as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. O trabalho envolve todos os grupos musculares, em execuções harmoniosas, que proporcionam o crescimento consciente e a aceitação do limite corporal. O estudo contínuo do ballet clássico desenvolve o raciocínio físico, a criatividade e a sensibilidade. Para obter resultados positivos com a prática do ballet é imprescindível o ensino qualificado, com professores preparados e experientes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Celtins faz doação de flautas para Escola de Música da ARAP







No dia 9 de novembro, a Celtins, representada pela Analista de Comunicação Priscila Cavalcante, fez a doação para a Escola de Música da ARAP de 25 flautas Yamaha, além de cadernos pautados e conjuntos de lápis, borracha e apontador .
A escola iniciou suas aulas em abril, ministradas voluntariamente pelo maestro Setúbal. São oferecidas duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino e somam, juntas, 40 alunos.
Os alunos vinham tendo aulas teóricas de música até o momento. Com esta doação, eles têm agora a oportunidade de conhecer as notas musicais na prática.